Todas as Publicações dos Clubes

Rotary e Prefeitura preparam realização do Projeto Visão Infantil

O Rotary Club de Matão e a Prefeitura estão formatando mais uma edição do Projeto Visão Infantil, que atenderá cerca de 3.000 alunos da rede municipal de ensino, com o objetivo de identificar estudantes com problemas de visão, encaminhá-los para consulta médica com oftalmologista e fornecer óculos gratuitamente.   Duas reuniões já aconteceram, com representantes do clube e da administração municipal. Na primeira, realizada no mês passado, o Secretário de Educação Alexandre Luiz Martins de Freitas recebeu o presidente do Rotary Club de Matão, José Antonio Fragali para iniciar as tratativas.   Nesta segunda-feira (04/10), foi a vez do Secretário da saúde receber os representantes do clube de serviços. “A ideia era ter realizado o projeto este ano, mas com as aulas ainda suspensas pela pandemia não foi possível. E agora, iniciamos as tratativas para 2022 e fomos muito bem recebidos pela administração, tanto pelo prefeito Cido Ferrari, quanto pelos secretários Alexandre e Ademir, que inclusive, abriram novas oportunidades para incrementar o projeto”, citou Fragali.   Ademir de Souza acrescenta que parcerias como esta serão sempre bem-vindas, ainda mais, se for para trazer melhor qualidade de vida para a população. “O prefeito Cido Ferrari nos deu carta branca para realizar a parceria com o Rotary, que faz um grande trabalho em nossa cidade. Vamos com certeza ajudar no que for preciso já que esse projeto traz grande benefício para a saúde e para a educação das nossas crianças”.   O projeto Visão Infantil é uma iniciativa do Rotary Club de Matão para ser desenvolvido em caráter permanente, no início de cada ano letivo, contemplando várias etapas: capacitação dos aplicadores do teste de acuidade visual; realização do referido teste; encaminhamento para consulta médica, dos alunos que apresentaram problema de visão; e finalmente, a doação dos óculos. Na última edição, 1.336 foram atendidas 1.336 crianças de 17 EMEI´s, com 148 consultas médicas realizadas e 92 óculos custeados pelo Rotary e seus parceiros.

por

Arrecadação Buchinhas

No dia 04 de outubro o companheiro Marcelo Torelli, Curador do nosso Banco de Cadeira de Rodas, junto com o Vereador Maicon Zampolo enviaram mais de 3.000 esponjas (buchinhas de louça), para a Scotch-Brite, dentro do Programa Nacional de Reciclagem da empresa.   Essas buchinhas tem sido coletadas nas Escolas, Academias e com a população em geral, após a averiguação e embalo correto esse material é enviado para Terracycle/Scotch-Brite, por correio, e pago pela própria empresa parceira.   Os materiais coletados passam pelo processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos, como a separação, moagem, micronização e a extrusão. Os resíduos são transformados em uma nova matéria-prima, chamada Pellet. Esta matéria-prima é vendida e utilizada para a produção de outros objetos como bancos, lixeiras, etc.   Além das Buchinhas também recolhemos os Blisters (cartelinhas de remédios), tampinhas e lacres (catilim), todos esses ítens recolhidos e enviados para os locais corretos se transformam em cadeiras de rodas/banho, utilizadas de forma gratuita pela população, pelo nosso Banco de Cadeiras de Rodas.

por

Visita Oficial do Governador Adauto Barbosa de Matos e da Coordenadora das Casas da Amizade Jaqueline de Freitas Oliveira Matos

Que noite, companheiros e companheiras! É o que temos que falar. No dia 04/10/2021 tínhamos programada a visita oficial do casal Governador Adauto e Jaqueline. Tudo preparado com muito carinho, com muita dedicação de todos companheiros e companheiras e enfim, uma notícia inesperada: A energia elétrica da sede do Rotary Club de Franca e adjacências havia sido interrompida, tendo em vista um acidente próximo ao local. Surgiu a seguinte hipótese: cancelar e remanejar para outra data. Não era justo com o casal, que merecia nossa festiva. Não era justo com os companheiros e tantos convidados que se deslocariam para prestigiar o evento. Não seria justo com o companheiro John que tomaria posse naquela noite. E o presidente disse: "Vamos fazer: se der certo, fomos corajosos, se der errado fomos loucos". E a força do companheirismo falou mais alto.  Tivemos uma noite brilhante (à luz de velas), mas com todo protocolo seguido à risca, com muito companheirismo, com muitas risadas, com muitas palavras de incentivo do Governador e da Coordenadora que nos trouxe à realidade de que o rotariano também não desiste. Nossa noite memorável foi encerrada com um maravilhoso jantar à luz de velas, todos em sintonia, com um real feliz animadíssimo e com a certeza de que não há adversidade que o rotariano precise se lamentar. Basta ir lá e fazer! Nossa noite memorável, histórica e repleta de alegria e companheirismo encerrou com a festa que nos é peculiar: a festa do dar de si, antes de pensar em si.  Namastê! P.S.: A energia elétrica voltou quando todos já tinham jantado e quando o momento de companheirismo já estava solidificado. A festa ficou ainda mais animada!  

por

Setembro Amarelo

O projeto se trata de em todo o mês de setembro os interactianos virem promovendo e divulgando o numero de prevenção ao suícidio por meio de suas redes como principal evento uma palestra sobre suícidio para o clube.

por

Localizar site dos clubes